Você sabe o que são crenças limitantes? Já ouviu falar? O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, leitor e aluno ávido, está sempre atento às transformações sociais e tecnológicas, por isso, a convite de nossa redação, o audaz empresário fala sobre o que são crenças limitantes, como identificá-las e como superá-las. Portanto, se você deseja dar passos largos em sua vida, confira o artigo abaixo.
O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que crenças limitantes são afirmações que ouvimos e assumimos e que acabam se tornando verdades absolutas. Desse modo, “crer em tais crenças pode, por vezes, atravancar os nossos sonhos e objetivos, pois somos condicionados a seguir um padrão ou acreditar e se agarrar a repetições negativas”, expõe Sergio Wilfrido Vasques Benitez.
Exemplos de frases que são crenças limitantes:
“Eu não nasci para isso; “Você não nasceu para isso”; “sou velho demais para começar uma faculdade”; “eu não sou capaz”; “eu não tenho tempo”; “eu não mereço isso”; “nao é possivel ganhar dinheiro fazendo o que se ama”, dentre muitas outras que se enquadram no gênero. O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que o primeiro passo para superar uma crença limitante negativa é entender e perceber a sua existência.
Tipos de crenças limitantes
O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que ainda existem tipos de crenças limitantes: hereditárias, pessoais, sociais, desculpas e, por fim, o medo. Como exemplo de cada uma, respectivamente, a opinião dos pais; experiências negativas pessoais; o machismo velado; a postergação e o medo de começar algo novo. Tudo isso pode se tornar um empecilho na sua vida, portanto, saiba reconhecê-los para entender e driblá-los.
Seja honesto consigo mesmo e procure ajuda
Continuamente, Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que é preciso ser sincero consigo mesmo para identificar a crença limitante e se libertar. Além disso, um ponto importante é possui acompanhamento terapêutico para entender a si mesmo e saber trabalhar de maneira assertiva cada crença limitante. É claro que realizar um exercício de autoconhecimento é o ideal, mas às vezes, para casos mais graves, é necessário acompanhamento psicológico.