O corpo de bombeiros do estado do Rio de Janeiro é, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes que temos, pois foi o primeiro a ser inaugurado, em 1856, sob tutela de D. Pedro II. Fernando Siqueira Carvalho é um empresário obstinado pelo mundo automobilístico e conta à nossa redação as características de um caminhão do corpo de bombeiros.
Há diversos departamentos do corpo de bombeiro, contudo, em São Paulo e Rio de Janeiro, ambos fazem parte da polícia militar, aumentando, assim, a eficiência em suas atividades. Além disso, em todas as seções desempenham um papel primordial e essencial para a vida das pessoas.
O que difere um caminhão de carga normal ao caminhão do corpo de bombeiros é, obviamente, os compartimentos e itens que estão presentes, afirma Fernando Siqueira Carvalho. Partindo dessa premissa, o empresário conta à nossa redação o que tem dentro dos caminhões vermelhos.
Em primeiro lugar, o mais imprescindível compartimento é o tanque de água presente nos caminhões dos bombeiros, em suma, os tanques costumam comportar uma enorme quantidade de água e, junto da técnica do bombeiro e da mangueira, garantem o salvamento de milhares de pessoas todos os anos.
Os chamados ABE (Auto Bomba Escada) são caminhões que possuem escadas acopladas a ele e que são retráteis. Usados em locais de grande emergência, são veículos mais leves e rápidos, garantindo, assim, atendimento o mais rápido possível, enfatiza Fernando Siqueira Carvalho.
Há também um painel de controle com inúmeras especificações e funcionalidades, bem como uma bomba que oferece uma pressão maior da água em direção ao foco do fogo. Há outras seções, mas as principais são essas.