O empresário Fernando Siqueira Carvalho é apaixonado pelos modelos de carros antigos, promovida e incentivada por seu pai e seu avô, essa paixão surgiu desde o início de sua infância, e que , hoje, é perpetuada pelo empresário aos seus filhos. Dessa forma, imbuído de apreço e conhecimento acerca do assunto, ele fala à nossa redação sobre o famosíssimo Fiat 147, o primeiro veículo produzido pela Fiat no Brasil.
A produção do Fiat 146 deu início no ano de 1976 e sua fabricação durou até o ano de 1986, sendo o marco inicial da marca no país, promoveu o start para uma jornada repleta de vitórias. O carro foi um sucesso nacional e durante esses 10 anos tornou-se um divisor de águas na indústria automobilística brasileira, consolidando, desta forma, um legado acerca da história da empresa no Brasil.
Sua confecção e design foi baseada no Fiat 127 italiano, porém possuía um motor mais potente comparado ao primogênito itálico, padrão desenvolvido para suportar as embaraçosas estradas brasileiras. “Além disso, possuía um ótimo custo-benefício, levando em conta seu consumo de combustível”, narra Fernando Siqueira Carvalho. O veículo chegava a rodar incríveis 13km/h.
Além disso, na época, o Fiat 147 recebeu o título de carro mais estável em todo o território nacional, “exemplificando, dessa maneira, o enorme sucesso que o automóvel fez no Brasil”, ressalta Fernando Siqueira Carvalho, entusiasmado com o tema. Além disso, a produção do veículo se deu no dia 9 de julho, na cidade de Betim, em Minas Gerais, abrindo as portas para a marca no Brasil, a partir disso, ocorreu um estrondoso sucesso da marca no território.
O carro foi pioneiro em diversos setores, por exemplo, foi o primeiro carro a utilizar álcool, o primeiro a apresentar motor transversal dianteiro, bem como uma coluna de direção articulada, também foi pioneiro em possuir o estepe embaixo do capô dianteiro e, por fim, foi o primeiro a utilizar em larga escala para-choques de material plástico polipropileno.