Com a chegada da pandemia no Brasil, a economia doméstica foi fundamental para a redução de gastos a fim de economizar em casa. O empresário Márcio Alaor de Araujo selecionou os pontos principais que farão com que você consiga economizar um pouco mais. Confira quais são essas dicas:
Reduzir o que é desnecessário
Esse é o principal passo para quem deseja economizar. É essencial saber distinguir o que é superficial e os gastos que são realmente fundamentais. Desse modo, organize uma lista de todos os seus gastos e assim, será mais fácil colocar em ordem de importância os serviços que você realmente precisa utilizar.
Comparar preços
Pesquisar o preço dos mesmos produtos em lugares diferentes pode fazer toda a diferença no fim do mês, aponta Márcio Alaor de Araujo. Essa é uma das dicas principais quando se trata de economia doméstica. Diante da tecnologia, fica muito mais fácil fazer essas comparações online e até as compras via internet podem sair mais baratas.
Faça as refeições em casa
Um dos maiores gastos mensais é com a alimentação fora de casa. Ao comer em casa e preparar suas próprias refeições, você pode poupar cerca de R$700,00 por mês, segundo a ABBT. Sendo assim, se organize de modo a conseguir se alimentar em casa e observe o quanto irá economizar.
Não faça compras por impulso
Tome muito cuidado com compras parceladas em muito tempo e com valores altos, pense na real necessidade de consumo dos itens que deseja e faça sempre uma lista de compras. Márcio Alaor de Araujo aponta que as compras por impulso e os pequenos gastos podem fazer muita diferença no fim do mês.
Possua reserva de emergência
Mesmo com pouco dinheiro é possível começar a construir uma renda de emergência, explica Márcio Alaor de Araujo. Se você não tem emprego formal, o fundo de emergência é ainda mais essencial para equilibrar sua vida financeira. Você fica pronto para situações de emergência sem fazer dívidas.