As vagas na área de direito são bastante concorridas devido ao grande número de profissionais atuando no mercado. Por esse motivo os advogados estão buscando cada vez mais opções a fim de encontrar a tão sonhada estabilidade financeira, sobretudo os que estão ingressando agora no mercado de trabalho. Se uma das suas opções é o concurso público, vem conferir as dicas do advogado criminalista José Pedro Said Júnior:
Escolha uma área
Esse é o primeiro passo antes de começar a se dedicar e se preparar para a prova. Ter em mente os seus objetivos vai facilitar o processo de escolha, a dica é estudar bastante cada área de atuação até descobrir qual delas se alinha mais com as suas metas. Isso é fundamental porque cada edital exige disciplinas específicas e áreas de conhecimentos diferentes. Sendo assim, saiba onde você deseja atuar.
Comece o quanto antes
Você consegue estudar alguns conteúdos mesmo sem os comunicados oficiais da prova, comenta o advogado criminalista José Pedro Said Júnior. Por isso, não deixe para começar a estudar em cima da hora. Os editais são lançados geralmente poucos meses antes da data da prova, então o tempo para se dedicar aos estudos pode ser curto. Utilize como base as provas anteriores e comece a estudar o quanto antes.
Organização
A organização é imprescindível e fundamental para quem está se preparando para as provas de concurso público. É preciso possuir um bom planejamento e listar todos os conteúdos de modo a priorizar o que precisa estudar mais e primeiro. Invista em uma agenda de estudos ou em um planner para fazer anotações e mapas mentais, além de organizar todo esse conteúdo. A organização vai fazer muita diferença.
Escolha os materiais
Existem inúmeras opções para se dedicar aos estudos, comenta o advogado criminalista José Pedro Said Júnior. Se você é mais visual, invista nos conteúdos de leitura, ou se aprende melhor ouvindo, os vídeos e videoaulas serão as melhores opções para você. Descubra qual o jeito mais confortável e eficiente para os estudos, de modo a garantir mais chances de se sair melhor na prova.
Utilize as provas antigas
Um dos métodos mais eficazes para se sair bem nesse tipo de prova, é baixar as provas dos anos anteriores e estudar as questões que estão lá. Assim você consegue avaliar o nível de dificuldade, os tipos de questões e quanto tempo você levaria para respondê-las. Portanto reserve parte do seu tempo para as provas de edições anteriores, aconselha o advogado criminalista José Pedro Said Júnior. Esperamos que essas dicas possam te ajudar.