Símbolo da contracultura pelo movimento hippie, a Kombi é um clássico para os apaixonados por carros, é o caso de Fernando Siqueira Carvalho, entusiasta e amante do mundo de quatro rodas, fala sobre o sucesso de fabricação de um dos veículos mais amados do mundo à nossa redação.
A Kombi é um modelo da alemã Volkswagen, seu nome surgiu da combinação de Kombinationsfahrzeug, que significa veículo combinado, pois foi projetada com um propósito de cumprir uma dupla função: a de transportar passageiros e cargas, por isso, a simbologia de multi-uso.
O protótipo da Kombi originou-se a partir do conjunto mecânico de outro clássico: o Fusca, afirma Fernando Siqueira Carvalho. A criação foi feita pelo holandes Ben Pon, imaginando uma espécie de perua através do chassi do Fusca, sendo um veículo de carga, porém leve.
O Brasil foi um dos últimos países a parar a fabricação da Kombi, por esse motivo é ainda hoje um dos maiores exportadores da queridinha para o mundo todo. Colecionadores pagam fortunas pelos veículos restaurados, alega o empresário.
Ademais, a Kombi só parou de ser produzida no Brasil em 2013, por conta de regulamentações impostas para a segurança dos passageiros, que contava com a presença Airbags e freios ABS nos veículos de todo o país, por esse motivo, a Kombi parou de ser fabricada, pois o modelo não contava com essa estrutura, alega Fernando Siqueira Carvalho.
O modelo passou a ser vendido no Brasil nos anos 50 e até hoje faz enorme sucesso entre os apaixonados por carros e os hippies, pois a cultura de viajar sob o veículo é enormemente disseminada e move verdadeiras paixões, além disso, é um modelo de carro favorito entre as pessoas até os dias atuais.