Deise Zuqui é fashionista e super atenta às novas tendências. Ela diz que quando se fala em cabelos brancos o tema acaba sendo um tabu devido a pressão social que atinge milhares de pessoas para disfarçar os fios quando eles começam a aparecer. No entanto, a “nova tendência”, atualmente, é justamente dar liberdade ao natural, não importando o tipo e textura. Dessa forma, separamos 5 mitos e 5 verdades sobre o grisalho.
- VERDADES
- Hereditariedade: Deise Zuqui conta que é um forte fator no surgimento dos fios brancos. Por isso é comum ver pessoas jovens com o cabelo branco, às vezes grisalhos antes dos 30. A genética influencia bem mais que a idade.
- Estresse: Sabe aquela frase “você está me deixando de cabelos brancos?”, pois é, ela faz sentido. Os hormônios produzidos pelo estresse podem reduzir a pigmentação capilar, então se quiser retardar isso, mantenha um equilíbrio emocional.
- Amarelamento: Assim como os fios platinados quimicamente amarelam, os grisalhos também sofrem com a oxidação natural. Deise Zuqui ressalta a importância de evitar piscinas e praia em excesso, além de usar produtos, de vez em quando, com ação desamareladora.
- Rebeldes: Por receber não receber tanta proteína quanto os fios pigmentados, os brancos são mais frágeis e acabam sofrendo bem mais com o ressecamento e quebra, o que os torna mais rebeldes e arrepiados
- Elegância: Quem nunca se impressionou com os grisalhos ao natural que assumem os fios e criam um movimento de empoderamento? Os looks ficam incríveis, as makes mais realçadas e o olhar mais marcante.
- MENTIRAS
- Multiplicação: Talvez o maior mito de todos seja esse: Arrancar o cabelo branco estimula o aparecimento de mais fios brancos. Porém, Deise Zuqui diz que não há nada que comprove isso e se fosse verdade bastaria sair arrancando vários fios para ter o cabelo mais volumoso, não é mesmo? Sem contar que é lógico que ao arrancar um fio vai nascer outro, mas não necessariamente que será multiplicado.
- Coloração: Tem quem diga que o cabelo branco só pode ser colorido usando coloração permanente, mas isso é mito. Esse tipo de produto é indicado para quem é grisalho, mas os semipermanentes, assim como os tonificantes, fazem o mesmo serviço.
- Sol: O excesso de sol não é bom para nada, inclusive para os cabelos. Contudo, não há evidências que comprovem a influência direta dos raios solares com o envelhecimento capilar ou com a perda de pigmento.
- Mais comum: Mesmo que muitos pensem que o mais comum são homens grisalhos, esta afirmação não é correta, pois o gênero não interfere no aparecimento dos fios brancos. Os homens só assumem com mais facilidade do que as mulheres. Coloque a culpa no patriarcado.
- Pintar: Se o cabelo for pintado da maneira correta, nenhum perigo será oferecido aos fios. Deise Zuqui diz que ao disfarçar os fios brancos não tem relação alguma com a perda do pigmento dos fios. Portanto, com certeza essa afirmativa não é verdadeira.