Com diversos estilos e modelos, o avanço da aviação refletiu juntamente com a evolução da tecnologia. Fernando Siqueira Carvalho diz que é impossível pensar no início dos aviões e não pensar em Santos Dumont, Leonardo Da Vinci e dos irmãos Wright. Mas a história vai muito além desses nomes; o sonho de voar e ultrapassar as nuvens foi, com o decorrer do tempo, se tornando cada vez mais seguro e possível.
Desde o modelo de avião desenhado pelo italiano em formato de pássaro, com hélices e paraquedas ao mais supersônico dos aviões projetados pela Airbus, já se passaram quase quinhentos anos de história e evolução, de ideias que ainda estão surgindo. Os estopim foi sem dúvida quando os irmãos fizeram o Wright Flyer voar 250 metros em um minuto, em 1903, e Santos Dumont, com o 14-bis, sobrevoar 220 metros, em 1906, que o fez ganhar um prêmio pelo primeiro voo reconhecido pelo Aeroclube da França.
Fernando Siqueira Carvalho comenta que logo após esses acontecimentos, o que mais estimulou o desenvolvimento de tecnologia nas aeronaves foram as guerras. A Primeira Guerra Mundial, por exemplo, pode ser considerada um divisor para a aviação. Rápidos avanços foram feitos no desenvolvimento dos aviões e nas suas habilidades. Os aviões pararam de ser fabricados com madeira para serem construídos com alumínio, a fim de serem mais resistentes.
Já o período da Segunda Guerra Mundial apresentou um forte avanço no crescimento da produção tecnológica da aviação. Talvez tenha sido a era de ouro. Foi nessa fase que o primeiro avião a jato surgiu, e deu início ao bombardeio a partir dessas máquinas. No início da guerra o jato voava a 480 km/h a 9 mil metros de altura e no final já passava dos 12 mil metros a 640 km/h. Ao longo dos anos os aviões foram se adequando a seu tempo e, após uma série de modificações, em 1914, em um voo de 23 minutos, surgiu a criação da aviação comercial.
O mundo pós guerra deu luz ao que conhecemos de avião hoje. Fernando Siqueira Carvalho diz que a Boeing, desde sempre, reuniu os melhores engenheiros para o pioneirismo tecnológico da área e se tornou sinônimo de reconhecimento. Os chamados “supersônicos”, com velocidade duas vezes maior que o som, se tornaram comuns, assim como o monstruoso Boeing 747, capaz de comportar 600 passageiros. E pensar que o avião começou com uma única pessoa a bordo.