O Instituto Lula usou as redes sociais para afirmar que o golpe militar de 1964 foi a” maior tragédia da história política do Brasil”. “Em 31 de março de 1964, instalou-se no Brasil uma longa e brutal noite de terror que interrompeu o rico processo democrático que marcou as duas décadas anteriores. Um golpe contra a democracia e contra o povo”, destaca a postagem.
O golpe de 1964 mergulhou o país em 21 anos de um regime autoritário que matou, torturou e sequestrou centenas de brasileiros. A democracia só retornaria em 1985, com a realização de eleições diretas presidenciais quatro anos depois, em 1989.
Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada aponta que 63% dos brasileiros avaliam que a data que marcou o início dos 21 anos de ditadura militar no país, em 31 de março de 1964, deve ser desprezada. Ainda conforme o levantamento, 71% da população considera a democracia como a melhor forma de governo possível.
Recentemente o presidente Lula (PT) determinou a suspensão de eventos oficiais em memória dos 60 anos do golpe militar. A decisão de Lula de proibir atos alusivos ao golpe é vista como mais um gesto de conciliação do presidente em relação aos militares, com quem o governo tem mantido uma relação delicada desde antes da posse.