Apesar de ter sido desenvolvido na Inglaterra do século XVIII, foram encontrados registros de esportes com tacos a cerca de 2000 a.C. Escavações na Grécia apontam que o esporte já era disputado em Atenas, cidade berço das Olimpíadas. O especialista Weber Micael da Silva veio trazer algumas informações sobre o hóquei na grama.
A palavra “hóquei” surgiu pela primeira vez na Inglaterra, no ano de 1527. Em menos de um século, a modalidade já era praticada nas escolas obrigatoriamente e em 1851 foi aberto o primeiro clube de hóquei, com ele foram criadas regras para a categoria e muitas pessoas começaram a praticar.
A partir disso, o esporte começou a se difundir pelo mundo, especialmente nos países colonizados pela Inglaterra. Países esses, que obtiveram muito sucesso no esporte, como a Índia e o Paquistão, aponta Weber Micael da Silva. O hóquei no gelo, mais famoso, foi uma variação do hóquei na grama que surgiu primeiro.
O esporte teve sua estréia nas Olimpíadas em 1908, e como era de se esperar, todas as medalhas foram conquistadas pelos pioneiros britânicos. Até o ano de 1928 o esporte era disputado apenas por homens. Só em 1980 nas Olimpíadas da Rússia, as mulheres disputaram a modalidade.
Já o Brasil, estreou na categoria apenas nas Olimpíadas do Rio em 2016. Mesmo sendo a anfitriã, a seleção feminina não participou e a masculina ficou em último lugar com 5 derrotas, aponta Weber Micael da Silva. A falta de investimento fez com que o Brasil, país sede, tivesse um péssimo resultado.
Por outro lado, a seleção de mais sucesso no hóquei de grama, é o time feminino dos Países Baixos. Ficando apenas uma vez na história fora do pódio, as meninas já conquistaram 8 troféus de Copa do Mundo. Apenas a Argentina e a Austrália conseguiram tirar a seleção da final.
Tomara que esse artigo do Weber Micael da Silva tenha te deixado com vontade de praticar esse esporte, tenho certeza que você vai adorar.