Nos últimos anos, a uva Tannat caiu nos encantos dos consumidores por ser uma casta intensa. De origem francesa, seu nome refere-se aos seus numerosos taninos, que tornam as bebidas fortes e saborosas. Marco Antonio Carbonari, especialista em vinhos e proprietário da vinícola Villa Santa Maria, nos conta hoje quais são as características dessa uva tão amada. Veja:
Segundo Marco Antonio Carbonari, a casta, atualmente, é conhecida como símbolo do Uruguai (onde é conhecida também pelo nome Harriague). Devido a alta concentração de taninos, é amplamente utilizada em cortes, geralmente com Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, resultando em exemplares ricos e saborosos. Outra forma de suavizar os taninos da bebida preparada a partir da Tannat, é o envelhecimento no barril de carvalho.
A uva Tannat é muito produzida tanto no Uruguai como na França, porém possui características distintas, levando em conta o terroir. No Uruguai, por exemplo, o clima é temperado, com temperaturas baixas durante a noite, diferente do clima da França. Marco Antonio Carbonari ressalta, também, que a Tannat se desenvolve plenamente no Brasil, mais especificamente na região Gaúcha.
Marco Antonio Carbonari conta que a casta tem uma coloração concentrada, e possui uma rica quantidade de polifenóis, apresentando importantes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A Tannat elaborada no Uruguai é menos rústico e mais frutado, teor alcoólico médio, possuindo uma carga tânica elevada e uma estrutura elevada. Para a harmonização com vinhos de uva Tannat, Marco Antonio Carbonari recomenda alimentos mais gordurosos.
Se você se interessa pelo universo dos vinhos e quer saber mais sobre o assunto, agende uma visita na vinícola Villa Santa Maria e viva uma experiência exclusiva e deliciosa. Entrem em contato pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298. Marco Antonio Carbonari aguarda seu contato!