Os testículos estão localizados no saco escrotal e possuem funções importantes. A região é especialmente sensível, por isso, em lesões ou traumatismos, a dor é iminente. Contudo, em dores persistentes, um sinal de alerta é emitido, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico urologista, mestre e doutor na área. Por isso, o médico aborda possíveis causas para dores nos testículos.
Trauma
Como dito, a região é sensível. Desse modo, se porventura ocorrer uma colisão ou pancada, é totalmente normal a região apresentar dores. A dor pungente e intensa, tende a aliviar de forma rápida, porém se essa dor perdurar, é necessário interferência e acompanhamento médico.
Torção Testicular
Outra causa para a presença de dores nos testículos é a torção testicular. O distúrbio ocorre quando há a torção do testiculo no cordão espermático, a dor é intensa e o auxílio médico precisa ser urgente, pois as consequências desse evento podem ser severas, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, podendo levar à infertilidade.
Epididimite e outras causas
A epididimite pode ser causada por bactérias ou vírus, trata-se de uma inflamação no epidídimo e seus sintomas englobam dor intensa na região escrotal. Além disso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que outras patologias com origem em infecções podem gerar o desconforto e a dor nos testículos como infecção urinária, inflamação nos testículos (orquite), caxumba e câncer de testiculo.
Varicocele
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a varicocele é um quadro em que as veias que drenam o sangue nos testículos tornam-se dilatadas, assim como as varizes nas pernas. Desse modo, o primeiro sinal é alteração no aspecto físico do órgão reprodutor masculino. Além disso, o distúrbio é acrescido de dores intensas, desconforto e uma sensação de peso no saco escrotal, podendo causar, assim, dor no testiculo.