Visto que cada pessoa que forma uma companhia tem relevância naquele ambiente, é de suma importância que elas atuem na promoção de mudanças organizacionais. O empresário Marco Antonio Carbonari veio explicar do que se trata essa cultura e o que ela significa para os colaboradores.
A cultura da empresa diz respeito aos comportamentos de pessoas que atuam na companhia, além das visões, valores e ações que aquela corporação segue e acredita. Para que essas ações sejam praticadas diariamente é de suma importância que os funcionários atuem na construção dessa cultura.
Essa prática vai orientar a criação dos objetivos da empresa, explica Marco Antonio Carbonari. Desse modo, serão definidos os melhores jeitos para que as metas sejam atingidas com qualidade, eficiência e dentro dos prazos. Toda empresa precisa definir sua cultura organizacional.
Como os funcionários podem colaborar?
O primeiro passo é estabelecer de maneira clara quais os objetivos propostos e quais os caminhos disponíveis para atingi-los. Desse modo, os funcionários vão perceber como é possível colocar em prática a nova cultura da empresa e utilizá-la como ferramenta para atingir suas metas.
Um dos papéis do líder é sempre reforçar que essas mudanças serão muito importantes a curto, médio e longo prazo, comenta Marco Antonio Carbonari. A cultura organizacional da empresa precisa estar em constante mudança, acompanhando as mudanças sociais e o fluxo de colaboradores que entram e saem da instituição.
Ouça sempre seus funcionários, suas opiniões, sugestões e feedbacks, aconselha Marco Antonio Carbonari. Você pode monitorar essas informações por meio de pesquisas de satisfação, questionários, reuniões periódicas e várias outras ferramentas. Faça da sua empresa um ambiente acolhedor e inclusivo.