Já imaginou o quão gostoso seria preparar pãozinho francês da padaria em sua casa? Flavio Giusti, criador do VegetariRango e escritor de culinária, comenta que isso é possível e muito mais fácil do que parece, afinal, ensina uma receita que leva apenas quatro ingredientes e que, ainda por cima, é livre de ingredientes de origem animal.
Não é novidade que o pão francês faz parte do café da manhã da maioria dos brasileiros. Desde pequenos somos acostumados a sentir o cheiro do pão ao frequentar uma padaria ou mercado, o que o eterniza em nosso imaginário. Ainda assim, Flavio Giusti comenta que é muito mais comum que o pão seja comprado ao invés de preparado em casa.
A origem do pão francês
Especialmente popular em todas as regiões do país, é possível encontrar o pão francês em mercados de bairro, padarias e supermercados, não é mesmo? Com diferentes nomes (cacetinho, filião, pãozinho ou pão de sal), ele é uma marca registrada do consumo brasileiro, mas você sabia qual é a sua origem?
De acordo com o entusiasta da culinária, Flavio Giusti, o pão comumente batizado de francês não se assemelha tanto assim com os preparados na França. Ao que tudo indica, o pão tipicamente consumido no Brasil é resultado de uma solicitação das famílias ricas que viajavam à Europa durante o século XX e descobriram um pão curto com miolo branco e casca dourada, espécie de precursor da baguete.
Assim, ao retornarem ao Brasil, em que o pão mais comum era escuro, passaram a explicar para os cozinheiros sobre o pão consumido na Europa que tentavam reproduzir a receita por meio da descrição de sua aparência. Dessa maneira, o pão francês surgiu nas cozinhas brasileiras e se popularizou pelo resto do país.
Como preparar o pão caseiro vegano de padaria
E para preparar essa receita de pão francês vegano, o fundador do VegetariRango, Flavio Giusti, esclarece que não há dificuldades, pois é preciso apenas quatro ingredientes acessíveis para colocar a mão na massa e saborear. São eles: farinha de trigo, sal, água e fermento biológico seco instantâneo, já o passo a passo pode ser acompanhado em seu canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=DxN7m8itmV4&list=).
E, então, receita aprovada? Para conhecer mais receitas deliciosas e fáceis como essa, continue acompanhando o ex-MasterChef em seu canal do Youtube e em seus conteúdos do Instagram (@vegetarirango). Ademais, para se especializar no preparo de queijos veganos que complementam essa saborosa receita de pão vegano, participe dos cursos de Flavio Giusti ministrados anualmente em diferentes cidades e países!