Bento Gonçalves é uma cidade do estado do Rio Grande do Sul, conhecida por abrigar grande parte da produção de vinhos do estado, afirma Marco Antonio Carbonari. Sanando todas as dúvidas, há uma alta produção de vinho nesta região, correspondendo a mais de 60%, por esse motivo, é considerada a maior região vinífera do Brasil.
Desde sua fundação, Bento Gonçalves voltou sua produção ao cultivo de uvas e vinhos. O município foi formado por imigrantes europeus, os quais com muita dificuldade, deram ao que é hoje a maior região vinífera do país, além de uma excelente cidade para se viver.
O nome da cidade se dá em homenagem a um dos líderes da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves da Silva, dessa forma, nota-se a importância histórica desta cidade para com o país, afirma Marco Antonio Carbonari.
Há inúmeros roteiros de rotas de vinhos pela região, dá para contratar pacotes a fim de aproveitar o máximo que o território tem para oferecer. Junto de Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves é uma das regiões mais importantes no que tange o mundo dos vinhos, pois o Rio Grande do Sul é o estado mais importante do país nesse setor, o maior produtor.
Conhecida como Toscana brasileira, a cidade reúne um vasto repertório acerca do enoturismo. Disposta de diversas vinícolas, Bento traz uvas deliciosas, enfatiza Marco Antonio Carbonari, juntamente uma diversidade de sabores e aromas para o deleite dos apreciadores de vinhos.