Atualmente, a área de Tecnologia da Informação é uma das mais abrangentes do mercado de trabalho. De acordo com Mikael Malanski, fundador da empresa X-APPS Consultoria Eireli, isso acontece devido ao expressivo crescimento do mundo da tecnologia. Crescimento esse que atinge as mais diversas áreas do mercado e busca por novos profissionais diariamente. Continue lendo este artigo para entender melhor sobre o que faz um profissional dessa área!
De maneira geral, segundo pontua o renomado empresário Mikael Malanski, quem atua com tecnologia da informação é responsável por gerenciar as informações de uma determinada empresa, fazendo a sua distribuição em redes de computadores. Além disso, os profissionais de TI também estão envolvidos na engenharia de software, no processamento de dados e na parte de hardware. Como citado anteriormente, se trata de uma área bastante abrangente e com muito mercado.
Atualmente, muito se fala sobre data driven, em outras palavras, as tomadas de decisões por meio de dados. Mikael Malanski explica que são os profissionais os responsáveis que podem repassar, analisar e coletar as informações fundamentais às tomadas de decisão. Ainda nesse sentido, as corporações que se prezam precisam ter uma área dedicada à inovação, que é o local onde o profissional de TI pode desenvolver novos sistemas para o seu trabalho.
O que faz um profissional de TI em Segurança na Nuvem?
Quando um profissional de TI atua em cloud computing, ele atua a fim de garantir que os processos de armazenamento sejam feitos de maneira correta e com toda a segurança que é necessária, livre de perda de dados importantes e de invasões. De acordo com Mikael Malanski, as corporações se tornaram cada vez mais dependentes dos serviços de nuvem, sendo uma tendência que continuará no mercado durante um longo período do que vem pela frente.
O que faz um profissional de TI em Administração de Banco de Dados?
Já os administradores de banco de dados são os responsáveis por alterar e gerenciar o database de uma determinada companhia. Além disso, também podem exercer a função de exclusão e a manutenção de dados. Devido à popularização do banco de dados, o setor tem estado em alta, representando uma solução para empreendimentos de vários portes. Para seguir essa carreira, é necessário uma boa formação acadêmica.
O que faz um profissional de TI em Qualidade de Software?
Nessa especialidade, os profissionais de TI têm uma função fundamental, pois são eles que garantem o bom funcionamento de sites, aplicativos e todo o tipo de software antes mesmo de estarem disponíveis aos usuários. Além disso, Mikael Malanski explica que esse profissional é extremamente necessário para garantir que o produto esteja totalmente adequado para a utilização e garantir a satisfação do usuário. É uma ótima área para quem deseja estabilidade no mercado.
O que faz um profissional de TI em Business Intelligence?
Para Mikael Malanski, o setor de business intelligence é um dos setores mais promissores da área da tecnologia da informação. Nela, o profissional desempenha funções como, por exemplo, o compartilhamento, análise e coleta de dados com seus parceiros e clientes. É primordial que o profissional se baseie nos dados para preparar relatórios e análises para tomadas de decisões, sempre atuando de forma eficiente e profunda para analisar as informações da melhor maneira.
Como você pode perceber, a área da tecnologia da informação é bastante ampla e possui um mercado bastante promissor. Se você deseja começar na área, entenda a importância de cada uma dessas funções, suas atribuições e escolha aquela que mais se encaixa com a sua visão de mercado e atuação no mundo do trabalho. Não deixe de ler e de procurar por inovações, pois, dessa forma, você estará à frente de todos os seus concorrentes.