Você já ouviu falar sobre o empreendedorismo do direito? Tem ideia de como ele se dá no âmbito da advocacia? O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que o empreendedorismo em si é uma tendência global da atualidade e cabe a cada profissional anexado à sua área de atuação. Para a área do direito, não é diferente, com os avanços tecnológicos é nítida a necessidade de atualização no mercado, para atender às necessidades dos seus clientes. Pensando nisso, confira abaixo algumas dicas para que você saiba como empreender no ramo da advocacia, com excelência:
Compreenda seu público-alvo
O primeiro fato a ser observado e discutido quando se pensa em empreender, é o público-alvo que você deseja atingir. Essa compreensão, como menciona o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues, tem relação direta com sua área de atuação, uma vez que cada área do direito atende a necessidades específicas. Então, pense quais pessoas ou instituições buscariam seus serviços, qual a linguagem para falar com seu público, qual segmento, dentre outros questionamentos.
Invista na sua marca
Sabemos que a identidade visual, principalmente no ambiente digital, é de extrema necessidade para fidelizar clientes e chamar a atenção para o seu serviço ofertado. Assim, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues considera que além de fazer com que o cliente identifique o tipo de serviço realizado, é importante que ele tenha informações objetivas acerca do profissional que pretende contratar.
Esteja em consonância com as regras do OAB
Caso você não saiba, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não está presente somente no momento da prova para adquirir o título de advogado, sendo importante também no momento que o empreendedor for apresentar o seu negócio. Sendo assim, como reforça Maciel de Carvalho Rodrigues, o Código de Ética deve ser seguido a rigor, no momento de contratar um marketing jurídico e também no momento de divulgar os serviços prestados.
Implante uma metodologia no seu escritório
Para que todo empreendedorismo dê certo, é importante que haja metodologia e diretrizes a serem seguidas e nos escritórios de advocacia, não é diferente. Como menciona o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues, é fundamental que seja construído um planejamento para um bom funcionamento do escritório. Quando fazendo um planejamento, conseguimos estipular nossas prioridades e as atividades que vão demandar mais ou menos tempo de execução.
Invista em marketing digital
Sabemos que para empreender de forma digital é preciso que o empreendedor invista na maior ferramenta desse ambiente: o marketing digital. Caso você não saiba, são realizadas operações de marketing e venda de serviços, que se mantêm restritos à legislação profissional, ou seja, não se sabe ao advogado fazer ofertas públicas de vantagens, por exemplo, ou veicular publicidade em rádio e TV. Mas que em contrapartida, como ressalta Maciel de Carvalho Rodrigues, a internet permite uma maior margem de atuação.
Procure por soluções contínuas para a área
Como citado anteriormente, a advocacia também é uma área muito competitiva que necessita de inovações e soluções constantes para uma ótima atuação no mercado. Sendo assim, é papel do advogado promover soluções condizentes com sua realidade e com as necessidades dos seus clientes. Dessa forma, o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues acrescenta que uma ótima maneira de promover essas melhorias é por meio de ferramentas de gestão.