Crimes de grande repercussão não ficam apenas em noticiários e jornais. Como comenta o Dr. Franklin José de Assis, muitos são os diretores e produtores que investem em obras cinematográficas para informar, conscientizar e – muitas vezes – dar opinião crítica e auxiliar em investigações em aberto.
Com isso, o advogado criminalista, Dr. Franklin Jośe de Assis, traz como recomendação alguns documentários brasileiros sobre crimes que não se limitam a noticiários e investigações criminais. Confira a lista:
Doutor Castor
Com uma série documental de quatro episódios, tem-se o relato de Castor de Andrade, um jogador assíduo do jogo do bicho que, através de seus ganhos, levantou um impeŕio criminoso no Rio de Janeiro. O Dr. Franklin Jośe de Assis comenta que, foi através de uma construção de sua imagem popularizada em meio ao futebol e carnaval, que conseguiu realizar os feitos criminosos.
Ônibus 174
O documentário feito por José Padilha retrata o sequestro do ônibus 174 do Rio de Janeiro em 2000, feito por um dos sobreviventes da chacina da Candelária. Franklin José de Assis recorda que o criminoso fez os passageiros de reféns dentro do ônibus, processo que foi televisionado por mais de quatro horas e repercutiu por todo o país. O documentário recorda a história e realiza um paralelo entre a violência no Brasil e suas consequências.
João de Deus: Cura e crime
Uma série documental que relata a história de ascensão e queda de João Teixeira de Farias, um médium conhecido como João de Deus que realiza curas em uma Casa em Abadiânia. Franklin José de Assis esclarece que o docuemntário acompanha o período de sucesso do médium e de condenação por práticas de estupro e abuso de mulheres durante os processos de atendiemnto. Um caso de grande repercussão, conta com relatos de trabalhadores da Casa Dom Inácio de Loyola e de vítimas do crime.
Elize Matsunaga – Era uma vez um crime
De acordo com o advogado criminalista, Franklin José de Assis, esse é um dos casos que chocou o Brasil, o documentário relata o crime de Elize Matsunaga que, em 2012, foi condenada – e segue cumprindo pena – por assassinar e esquartejar o próprio marido. O documentário conta com relatos da própria Elize, conhecidos do casal e dos investigadores que acompanham o processo.
O Caso Evandro
O crime que chocou a cidade de Guaratuba no Paraná ganhou, recentemente, um documentário realizado através da temporada do podcast Projetos Humanos para produção em audiovisual. Franklin José de Assis comenta que o documentário retrata a história de uma criança assassinada de modo brutal e que levantou debates de intolerância religiosa e disputa política que ainda causam repercussão pelo país.