O mundo conta com mais de 17.678 aeroportos comerciais. É muita coisa, né?! Fernando Siqueira Carvalho, grande apreciador do ramo aeronáutico, diz que nem sempre foi assim, uma vez que lá em 1911, quando começaram a surgir os aeroportos comerciais, o mundo estava começando no setor. Conheça alguns dos mais antigos aeroportos ainda em operação comercial do mundo.
– Aeroporto de Hamburgo (HAM): O mais antigo do mundo, foi inaugurado em 1911 e é repleto de histórias. O aeroporto tem mais de 17 milhões de passageiros por ano, partindo para 115 destinos domésticos e internacionais. O local foi Base Militar na Primeira Guerra Mundial até ser destruído por um incêndio em 1916.
– Aeroporto de Bremen (BRE): Segundo aeroporto mais antigo do mundo, que continua em operações comerciais, inaugurado em 1913. Fernando Siqueira Carvalho conta que o local serviu inicialmente como Base Militar, mas que com o tempo se tornou um dos aeroportos mais modernos. Hoje o local serve de hub para a maior companhia aérea Low Cost da Europa, a Ryanair.
– Aeroporto Ciampino de Roma (CIA): Foi inaugurado em 1916, sendo o único a atender a capital italiana durante cinquenta anos. Hoje o Ciampino atende as companhias Low Cost e transporta cerca de 6 milhões de passageiros por ano para 20 destinos.
– Aeroporto de Amsterdã (AMS): Fernando Siqueira Carvalho diz que é um dos principais aeroportos da Europa. Foi inaugurado como Base Militar em 1916, mas somente em 1920 registrou os primeiros voos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi bombardeado e ficou bem danificado. Após diversas reformas, ampliações e modernizações o aeroporto, hoje, é sede da companhia KLM, grande companhia aérea.
– Aeroporto de Albany (ALB): Localizado na capital da cidade estadunidense, é um dos aeroportos mais antigos do mundo, datado de junho de 1928. O funcionamento se deu com operações dos correios da época, porém, no ano seguinte, o local transportou 180 passageiros, muito para aquele tempo, e, atualmente, são mais de 2,5 milhões.