O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente exerce a função de cirurgião geral, com especialidade em prostatectomia robótica, uma cirurgia minimamente invasiva, contra a cura do câncer de próstata. Com mais de 20 anos de experiência na área, o especialista explica as principais causas da infertilidade masculina.
Apesar de ser um problema comumente atrelado à saúde da mulher, os homens também podem sofrer com a infertilidade. A infertilidade masculina corresponde à incapacidade do homem em produzir espermatozóides em quantidade suficiente e/ou que sejam viáveis, ou seja, que consigam fecundar o óvulo e resultar na gravidez. A capacidade reprodutiva pode ter influências de maus hábitos como beber e fumar frequentemente, estar acima do peso ou usar drogas ilícitas. Isso porque pode levar a alterações metabólicas e hormonais.
No entanto, a varicocele é a causa mais frequente de infertilidade no homem, devido a dilatação do testiculo, o que promove o acúmulo de sangue e, consequentemente, a temperatura local. O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que é mais comum que essa situação ocorra no testiculo esquerdo, mas não impede de acontecer no direito também ou atingir os dois ao mesmo tempo. O problema é solucionado por uma cirurgia simples e o homem recebe alta no dia seguinte do procedimento.
Além disso, algumas infecções também podem atingir os testículos e alterar o processo de produção do semen, ou seja, na qualidade do espermatozóide produzido. Uma das infecções mais comuns acontece devido a caxumba, orquite e prostatite. Inclusive algumas DSTs, como gonorreia e HIV podem interferir na produção e causar infertilidade. Os sinais de infecção podem incluir a dor na próstata e o inchaço na próstata.
O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que as alterações hormonais, principalmente as que dizem respeito à testosterona, podem causar infertilidade. Sem contar a produção elevada de prolactina, alterações na tireoide e uso de anabolizantes, que podem levar a presença de tumor na hipófise e interferir na capacidade reprodutiva do homem. Por isso é extremamente importante consultar um médico urologista frequentemente, ainda mais se quiser formar uma família. A saúde vem em primeiro lugar.