O empresário Marco Antônio Carbonari atua no ramo de vinhos há anos. Possui uma renomada vinícola no interior do estado de São Paulo, a Villa Santa Maria. Desse modo, reunindo largo conhecimento sobre finanças, convidamos o empresário para falar sobre um assunto que cada vez mais se mostra importante: reserva emergencial. Se deseja saber o passo a passo para criar a sua, acompanhe acompanhe artigo.
A reserva emergencial se mostrou importante em tempos de crise como o que temos vivido atualmente com a pandemia do coronavírus. O empresário Marco Antônio Carbonari explica que, em geral, especialistas recomendam calcular a reserva de emergência com base no custo de vida durante 6 meses, contudo, tendo em vista o tempo que a pandemia de coronavírus já perdura em todo o mundo, Marco Antônio Carbonari diz que esse cálculo pode se estender um pouco mais.
Para calcular a reserva de emergência, Marco Antônio Carbonari explica que é necessário anotar todos os gastos mensais e possíveis eventualidades. Por isso, registre gastos com moradia, educação e lazer.
Custos como água, luz e Internet devem ser anotados com base em sua média de gastos, além disso, a escola das crianças, faculdade, plano de celular e plano de saúde, dentre outros gastos, como alimentação e remédios devem ser calculados.
Desse modo, após estipular os gastos mensais, é preciso multiplicá-los por 6x para encontrar o valor ideal da reserva emergencial. Contudo, como Marco Antônio Carbonari enfatizou, é importante pensar que criar uma reserva realmente substancial. Você pode colocar agora, deixe seu dinheiro em um ativo com alta liquidez, baixo risco e voa rentabilidade.