Você sabe o que é e como funciona a Técnica Feynman? Weber Micael da Silva, empresário e praticante de um lifestyle saudável, dá dicas de como colocar em prática essa técnica que promete aumentar a produtividade e a capacidade em aprender qualquer coisa. Desse modo, se você deseja elevar o nível dos seus estudos, tornando-o mais produtivo, este artigo é para você, acompanhe-o até o final.
A Técnica Feynman foi elaborada pelo físico Richard Feynman e consiste em uma técnica de aprendizado simples e funcional. O empresário Weber Micael da Silva explica que o princípio para praticar essa técnica é ser sincero consigo mesmo, isto é, não se auto engane, faça exercícios sem olhar a folha de respostas, descubra o nível que você sabe é que você não sabe sobre determinado assunto, pois assim você irá conseguir preencher as lacunas do conhecimento sobre determinado tema, tornando-se uma pessoa apta e capaz de replicar esse conhecimento para outras pessoas.
Ponto de partida: reúne conteúdos sobre o tema a ser estudado
Weber Micael da Silva explica que o primeiro passo é escolher o assunto a ser reúna o máximo de conteúdo sobre o tema e comece a estudá-lo. Pode ser vídeos no youtube, artigos e até podcasts, o importante é você reunir uma boa base para seus estudos. Após essa separação e organização, procure escrever em tópicos em uma folha branco tudo que você está estudando.
Seja um professor
Após ordenar as ideias levantadas nos tópicos, procure organizar de maneira lógica esses conceitos, com começo, meio e fim, ou contextualização, desenvolvimento e conclusão. Não importa, o importante é que você consiga, de maneira simples, explicar para outra pessoa (e essa “pessoa” pode ser um espelho” tudo que você aprendeu até então. Fale em voz alta, pois isso irá auxiliar na retenção do conhecimento e melhor entendimento, além disso, é comprovado que uma das melhores maneiras de aprender é explicando para outra pessoa.
Identifique as falhas na explicação e procure preencher essas lacunas
O próximo passo é direcionar este estudo ativo. Desse modo, se sua falha é em relação ao conteúdo, procure estudar um pouco mais o tema, dessa maneira, volte para o primeiro passo e se aprofunde sobre o conteúdo a ser estudado, entendendo ainda mais o “funcionamento” da matéria. Ademais, se a falha for em relação à complexidade do assunto, isto é, você sabe, mas não consegue explicar, procure simplificar a explicação com termos mais simples.